Ano passado recebi o convite para escrever o prólogo do e-book Melhores Poemas 2020. Confesso que fiquei surpresa com o convite feito pela querida poeta e jornalista Isabel Furini e naquele momento me perguntei se era mesmo a melhor pessoa para fazê-lo. Fiz! E foi um grande momento para a leitora que sou. Conheci ali poetas que não conhecia e isto deixou maior meu coração de poeta. Sempre me surpreendo ao me colocar diante da poesia. Sempre agradeço a certeza que tenho dessa força e delicadeza que a poesia imprime no mundo. Faço parte disto!
Este ano fui convidada para compor um novo e-book, Mulheres Poetizam. Outra surpresa! Agora estou não apenas como leitora, mas sou uma das poetas que compõem a obra. Sim, a menina maringaense que nasceu apaixonada pelas palavras e descobriu a poesia muito antes de saber ler agora está ao lado de grandes mulheres. E já lhe adianto que ao ler este livro percorrerá em passo conjunto com a artista completa Etel Frota em busca da airosidade poética do sutil, seus olhos irão brilhar diante da jovem poeta Jéssica Iancoski, mergulhará na delicadeza profunda de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, vai desejar ter muito mais dos versos fortes e libertos de Adriane Garcia. São nestas páginas que encontrará a beleza confessa nos poemas de Carla Ramos, a poesia minimalista e selvática de Anna Apolinaro. E semeamos o poético juntas com Elieder Corrêa da Silva, Bárbara Lia, Devora Dante, Elciana Goedert, Jeovana P., Juliana Meira, Juliana Oliveira Nascimento, Marcela Gonzales, Maria da Glória Colucci, Maria Teresa Marins Freire, Marilís de Assis, Marli Andrucho Boldori, Regina Bacellar, Rita Delamari, Sheina Lee, Solange Rosenmann, Sonia Andrea Mazza, Vanice Zimerman.
Não pense você que fazer poesia é coisa fácil. É palavra qualquer posta em plano envergado na brancura do sensível. Poesia é caminho sem volta, é um emaranhado de amor, dor, beleza que – para quem se entrega – não se respira um só dia sem tê-la. É a busca da perfeição no rosto da amada. É lida sem descanso. É bebida exata para as horas sem música.
E estamos aqui, todas nós expostas em plano poético. Visíveis em nossa mais íntima beleza. Únicas, cada uma em seu cabedal de palavras. Florada sem obedecer estação, daquelas mudas que nascem até na rachadura do asfalto. Aqui o respiro do mundano no melhor que se representa, a poesia.
Meu convite é este: aceite o delicado presente que foi concebido pela generosidade e olhar da poeta verdadeira e admirável Isabel Furini e você terá seu dia inundado dos mais belos poemas. Existe coisa melhor?
O e-book está disponível aqui
Quadro da capa e imagem do post: Katia Velo
Comments